• Georgina Angélica

Perceber para desempenhar com propósito

Recentemente, estive a dar formação em creches e jardins-de-infância sobre Didáctica na Educação infantil. A ideia foi reforçar que tudo o que hoje fundamenta a prática na educação infantil tem uma base teórica comprovada, só depende das nossas escolhas e das nossas crenças o que vai definir uma prática de qualidade.


Fui igualmente contratada para colaborar com uma escola como consultora e formadora, o primeiro passo foi fazer um diagnóstico de necessidades e perceber o que é urgente resolver. Muitas das educadoras, falaram da necessidade de adquirirem ferramentas de intervenção comportamental, pois reportaram que está muito desafiador lidar com o comportamento dos seus alunos. Escutei o que me foi dito com muita empatia e compaixão e percebi uma grande vontade de agir para o bem dos alunos e para o bem estar do educador. No entanto, várias questões foram levantadas por mim... fiz perguntas sobre o currículo, sobre as estratégias de ensino, sobre a multidisciplinariedade, sobre o conhecimento de técnicas de auto-regulação, queria tentar perceber as raízes das dificuldades.


Noto que existe um ponto em comum com todas as educadoras com quem tenho o privilégio de trabalhar – querem perceber melhor para desempenharem as suas funções com mais leveza e competência. Mas muitas vezes não sabem como e o cansaço causado por uma vida pessoal cheia de altos e baixos também não ajuda muito.


Os meus serviços não são comuns em Angola, mas fazem todo o sentido numa sociedade que se quer mais competitiva. E nunca é demais repetir que só um investimento consistente na formação inicial e contínua dos profissionais da educação infantil terá um real impacto nos futuros recursos humanos deste país com tanto potencial.

Como formadora tenho algo muito claro em mim, passar conteúdos nem sempre fáceis da forma mais simples e lúdica possível, para que as formandas sintam na pele o que significa aprender de forma divertida e com um propósito bem definido.


Sim, lá estou eu a falar de propósito mais uma vez, mas sem propósito que sentido tem a vida e tudo aquilo que aprendemos?

3 visualizações
fale comigo

Filial: Edifício Mix Center – Talatona

Luanda – Angola 

Tel: (+244) 916 323 573

       (+351) 965 718 540

georginaconsultora@gmail.com

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram

© 2019 GeoA. Criado por Naniumanamo Gaspar